Dia do Município de Ovar anima centro de Ovar

26-07-2018

Comemorações do Dia do Munícipio'18,  levam coletividades e associações vareiras à rua.

O dia 25 de julho, dia do município e dia do padroeiro da cidade de Ovar, encheu este ano a agenda da cidade com inúmeros eventos

Pela manhã, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, passou revista à Guarda de Honra, feita pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e de Ovar, tendo-se seguido o Hastear das Bandeiras no Edifício da Câmara Municipal, (veja aqui).

Após este momento, os presentes seguiram para o interior do edifício camarário onde foram recebidos por músicos do Orfeão de Ovar, no corredor. Já dentro do Salão Nobre foi dado início à tradicional sessão solene, que o Presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro abriu com a sua tradicional intervenção, dizendo que '' o povo vareiro gosta de festa, quando vê honra''. Apelou,  ''à união, independentemente da raça, partido, religião, orientação sexual, (...)'', tendo destacado os condecorados e as suas obras. Seguidamente falou o Presidente da Assembleia da Câmara Municipal, Pedro Braga da Cruz  que destacou José Macedo Fragateiro e o papel da democracia para a sociedade. Após estas intervenções foi dado início às condecorações e homenagens: com a Medalha de Ouro do Município, José Macedo Fragateiro (a título póstumo), Manuel Gomes Oliveira "Tionga", António Salvador "da Vareirinha" (também a título póstumo) e Joaquim Machado Costa Guimarães. A Medalha de Mérito Municipal Prata foi para Joaquim Almeida e Pinho e o Esmoriz Ginásio Club. Com a Medalha de Mérito Municipal Bronze foi condecorado Carlos Manuel dos Santos Valente Baldaia,  a Associação dos Emigrantes de Santa Maria de Válega, o Agrupamento 1000 - Maceda do Corpo Nacional de Escutas,  a Contacto - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar e a Associação Recreativa eCarnavalesca - Escola de Samba Kan Kans. Foram também homenageados os docentes Domingos Pereira, Joaquim A. Silva, Lúcia Valente, Artur Orlando, Arminda Rosas, Maria José Caviola e Daniela Ferreira. e os ex-professores Ferando Frazão e Maria dos Anjos. Nenhum cortegacense foi homenageado ou condecorado. 

Findada a sessão solene foi feita uma visita ao Festival do Pão-de-ló. O 7 Sentidos esteve  e falou com os vareadores Alexandre Rosas e Pedro Coelho, assim como com o Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça.

Por volta das 15h30, a Junta da União de Freguesias de Ovar, Arada, São João de Ovar e São Vicente e Pereira recebeu uma sessão solene de 34º aniversário da elevação de Ovar a cidade. 

Enquanto isso, as coletividades iam-se preparado para uma marcha pelas ruas do centro da cidade. Estiveram presentes, várias coletividades de Cortegaça, como o Agrupamento 313 - CNE / Cortegaça, o Grupo de Danças e Cantares, o Futebol Clube de Cortegaça, a Sociedade Columbófila de Cortegaça, Associação de Reformados e Pensionistas, a CRECOR e os Falta d'Ar. No fim foi-lhes  ainda oferecido um lanche.

Uma missa em Honra de São Cristovão e comemorativa do 60º aniversário do sacerdócio do Pª Manuel Pires Bastos, com a presença do Bispo do Porto findou as celebrações abertas ao público, onde o 7 Sentidos falou com Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Para poder ver a galeria completa clique no botão abaixo.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora