Parque Ambiental do Buçaquinho tem uma ilha nova e inovadora

13-06-2018

Ilha de cortiça irá não só criar um habitat, como também tratar as águas da Lagoa Norte

Um conceito recentemente desenvolvido está a ser aplicado pela primeira vez, na Lagoa Norte, do Parque Ambiental do Buçaquinho. Esta é uma iniciativa levada a cabo pela divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar que conta com a colaboração da Bluemater e da Cork Amorim Composites

Esta consiste numa plataforma feita por módulos/placas que se encaixam umas nas outras e por plantas palustres (neste caso o lírio amarelo, lírio auquático e o junco aquático), de áreas como a Ria de Aveiro, a Barrinha de Esmoriz e de rios da zona.

Esta ilha foi desenvolvida com o objetivo de tratamento das águas e biorremediação (recuperação de águas poluídas). Ao fazer o tratamento de águas assim, as plantas absorvem os nutrientes porque as raízes estão pendentes na água, e são um habitat para as espécies aquáticas. Segundo Nuno Gomes, da Bluemater: "criámos, deste modo, uma ilha especial, até com nichos interiores, de maneira que as aves aquáticas, nidifiquem aqui e usem a ilha como sua casa (...)  Esta ilha vai ser toda uma plataforma verde, completamente viva, e a própria cortiça, de que é feita, ficará ativa porque ela é porosa e a água acaba por entrar (...)".

O objetivo é passar para lagoas ou lagos eutrofizados de jardins públicos, que normalmente estão verdes devido à contaminação da água.

Viste a nossa galeria, em baixo:

Texto e Fotos: J.Lino

Edição de Fotos: Sara Sousa

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora